Embolização de mioma: procedimento evita a retirada do útero

No Brasil, são realizadas mais de 200 mil histerectomias por ano. O procedimento que engloba a retirada total ou parcial do útero é uma das cirurgias mais frequentes em mulheres, perdendo apenas para a cesárea. E um dos motivos que mais levam a esse tipo de cirurgia é o mioma, tumor benigno que se desenvolve a partir da produção de estrogênio. Contudo, existe outra forma de tratar esse problema de saúde, que é bem menos invasiva que a histerectomia: a embolização de mioma.

Como funciona a embolização de mioma?

Como o mioma é nutrido por sangue, a embolização visa impedir esse estímulo do mioma, ou seja, bloqueando o fornecimento de sangue ao tumor. Além disso, a técnica é pouco invasiva e pode ser feita com anestesia local e sedação. Por meio de um pequeno furo, de 2 mm, o cateter é inserido e através de um equipamento chamado radioscopia digital, o cirurgião leva o cateter até a artéria que está nutrindo o tumor. Com isso, o cirurgião injeta partículas que interrompem o fluxo de sangue até o mioma. “É uma alternativa de tratamento para casos específicos de acordo com o tamanho, a localização, o volume dos miomas”, conta a ginecologista e obstetra, Naira Scartezzini Senna.

O resultado: o mioma diminui ou até mesmo desaparece. E para saúde da mulher, além do benefício do controle dos sintomas dos miomas, há também menos riscos de complicações, menos cicatrizes e a preservação do útero. “É uma opção mais vantajosa, por ser um procedimento com menos efeitos colaterais além de poder manter a integridade do útero. “

Afinal, o que são os miomas?

Desenvolvidos a partir da produção de estrogênio, os miomas são tumores benignos, mas que podem causar muito desconforto, intenso sangramento e comprometer a qualidade de vida das mulheres. De acordo com estudos, até 50% das mulheres vão ter miomas em algum momento das suas vidas. Ainda não se sabe a causa exata do mioma, mas em mulheres que menstruam há o crescimento gradual desse tumor.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas podem variar de paciente para paciente, mas em geral são:

• Dores
  • Cólicas
  • Sangramento excessivo
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dificuldade para engravidar

Geralmente, o diagnóstico é feito por meio de exames de rotina da mulher, como a ultrassonografia abdominal ou vaginal e a ressonância magnética.

Tratamentos

O tratamento do mioma pode variar de acordo com o tamanho, sintomas e a condição de saúde da paciente. Entre as principais opções de tratamento estão:

• Uso de bloqueio hormonal
  • Cirurgia aberta