SAIBA MAIS SOBRE A TELEMEDICINA

São tantas as dúvidas das pacientes sobre o teleatendimento que vou usar o meu conhecimento das centenas de pacientes já atendidas nesta modalidade só em 2020 para esclarecer as suas dúvidas!

 

O teleatendimento é a consulta médica feita à distância, usando a facilidade de uma ferramenta de vídeo como o Whatsapp vídeo, Zoom, Skype, Facetime ou tantas outras que existem por aí. Apesar da distância geográfica o acolhimento e a resolutividade se mantém, sem nenhum impacto no tratamento clínico ou acompanhamento da paciente.

É mais uma alternativa para ampliar suas possibilidades de acesso à saúde, contando com algumas vantagens, como a redução do tempo gasto com o deslocamento ao consultório e a possibilidade de você ser atendida pela médica que quiser mesmo morando em outra cidade, estado ou país.

O teleatendimento é totalmente seguro e segue o mesmo padrão de registro em prontuário eletrônico e confidencialidade. A paciente recebe todas as solicitações de exames e receitas de medicamentos com assinatura digital certificada no seu Whatsapp ou email logo ao término da consulta. Estes documentos tem total aceitabilidade nas farmácias nacionais bem como nos laboratórios para exames, mantendo a cobertura dos convênios. Reembolsos dos convênios também funcionam da mesma forma que nas consultas presenciais, mediante a apresentação de sua Nota Fiscal. Não vamos esquecer que o teleatendimento é uma alternativa para mantermos a resolutividade com acolhimento, prezando sempre pelo atendimento humanizado com maior praticidade e segurança. 

Para você entender como funciona, o teleatendimento tem o mesmo tempo de duração que uma consulta presencial e segue as mesmas etapas tradicionais de atendimento com  a anamnese (entrevista do paciente) completa, histórico pessoal, histórico familiar, antecedentes vacinais, hábitos, doenças prévias e todos os mínimos detalhes da história da mulher. 

E o exame físico? Como fica essa etapa? O exame físico é mesmo muito importante e ele não será deixado de lado. Cada caso é avaliado individualmente e a paciente será sempre orientada de suas necessidades. Esse exame físico pode ser programado para sua próxima visita presencial, direcionado a uma outra profissional de confiança ou encaminhado a um atendimento de urgência se houver necessidade.

No caso de pacientes de outros estados ou países meu foco é sempre esclarecer suas dúvidas, acolher e orientar. É possível sim você ser atendida e aconselhada com a mesma qualidade de uma consulta presencial e em sua língua mãe. 

Lembramos que a tecnologia vem facilitando cada vez mais o nosso dia-a-dia e passa a ser mais uma aliada na busca por saúde e bem-estar.  Caso ainda tenha ficado alguma dúvida não deixe de me enviar. Nos vemos no seu teleatendimento ou por aí nas redes sociais!

 

Confira nos gráficos a análise das minhas pacientes sobre a experiência da Telemedicina: