Pacientes ganham mais uma forma de atendimento médico

A internet, as redes sociais e os aplicativos de mensagens já são ferramentas importantes e essenciais de comunicação em diversos setores, otimizando o tempo e a distância. Agora essas ferramentas chegaram à medicina, ampliando as possibilidades das pacientes terem atendimento médico de qualidade.

A telemedicina - como é conhecida - é a consulta ou o atendimento médico a distância, usando as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Assim, esse teleatendimento do médico com sua paciente pode ser realizado por programas que realizam chamadas de voz e/ou vídeo online, como FaceTime, WhatsApp ou Skype.

 

O teleatendimento é mesmo seguro? Sim! O ambiente preparado para esta consulta segue o rigor de confidencialidade, sigilo médico e discrição, mantendo a tradicional parceria entre médico e paciente e prezando pelo atendimento humanizado. Conta ainda com algumas vantagens, como a redução do tempo gasto com deslocamento ou o agendamento de consulta com seu médico preferido, mesmo se estiver morando em outra cidade, estado ou país.

 

É necessário destacar que o teleatendimento tem o mesmo tempo de duração que uma consulta presencial e deve ser registrado em prontuário clínico. A consulta segue as mesmas etapas de atendimento com  a anamnese (entrevista do paciente) completa, histórico pessoal e familiar antecedentes vacinais, hábitos, doenças prévias e atende às diferentes necessidades das pacientes.

 

E o exame físico? Como fica essa etapa? O exame físico é mesmo muito importante na análise médica e ele não será deixado de lado. Cada caso é avaliado individualmente e a paciente será sempre orientada de suas necessidades. Esse exame físico pode ser programado para sua próxima visita presencial, direcionado a um outro profissional de confiança ou encaminhado a um atendimento de urgência se houver necessidade.

 

Pode-se então atender as pacientes, esclarecer suas dúvidas, acolher, orientar, monitorar suas doenças, retornar com a análise de exames, solicitar exames complementares, fazer atestados médicos e prescrever medicações necessárias. Além disso, é possível identificar qualquer anormalidade da paciente e encaminhá-la imediatamente para o atendimento presencial em uma unidade de pronto-atendimento ou um hospital mais próximo.

 

 

Lembramos que a tecnologia vem facilitando cada vez mais o nosso dia-a-dia e passa a ser mais uma aliada na busca por saúde e bem-estar.  Nos vemos nas redes sociais e nos aplicativos!

 

Dra. Naira Scartezzini Senna

Médica Ginecologista e Obstetra

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