Agendamento: (11) 96141-1000

Entendendo a Menopausa

O Climatério é uma fase que estará, está ou esteve presente na vida de todas as mulheres. Por este motivo, é essencial um pleno entendimento das mudanças presentes nesta fase para uma transição saudável e sem traumas.

É importante, inicialmente, entendermos algumas nomenclaturas amplamente usadas:

 

• Climatério - é o período em que acontece uma redução importante na produção natural de hormônios sexuais (principalmente estrogênio), resultando em sintomas decorrentes de tal oscilação hormonal.

 

• Menopausa - é o termo usado para denominar a última menstruação natural da mulher. Este diagnóstico só pode ser firmado após um ano sem menstruações.

 

• Pré-menopausa - se inicia com o surgimento dos primeiros sintomas decorrentes da queda hormonal (geralmente ao redor dos 40 anos).

 

• Pós-menopausa - etapa que se inicia um ano após a última menstruação natural da mulher, e que tem sua importância principalmente nas alterações de massa óssea, geniturinárias e da pele da paciente.

 

Existe uma pluralidade na reação dos organismos femininos em resposta à falta ou diminuição de hormônios sexuais circulantes, que se expressa em diversos sintomas possíveis. Alguns sintomas mais frequentes são: fogachos (sensação súbita de aquecimento em região de tronco e face gerando desconforto e sudorese), queda da libido, ressecamento vaginal, irritabilidade, sintomas depressivos, insônia, palpitações, perda de memória, dores articulares, entre outros. Também podem estar presentes alterações geniturinárias decorrentes das mudanças do trofismo da mucosa genital, e alterações da pele com a perda de elasticidade.

 

A falta do estrogênio também tem repercussões cardiovasculares e na renovação da massa óssea, aumentando o risco cardiovascular e favorecendo o surgimento de osteopenia e osteoporose.

 

Com a ocorrência de todas essas alterações, o Climatério, é certamente um período que necessita ser acompanhado por um médico que fará avaliações clínicas e laboratoriais periódicas. Esse profissional poderá avaliar a necessidade de reposições hormonais ou vitamínicas individualmente para cada paciente. Além de orientar corretamente a prática de atividades físicas regulares e a ingesta alimentar equilibrada e saudável.

 

É importante que a mulher entenda o Climatério apenas como mais um período de transição, semelhante a tantos outros que acontecem no decorrer da nossa vida. E que esta nova fase vem seguida de um leque de novas possibilidades e experiências a serem vividas.

Dra. Naira Scartezzini Senna

Rua Vergueiro, 3558 - Sala 1206

Vila Mariana - 04102-001

Agendamento: (11) 96141-1000

contato@dranaira.com.br

TYF Design

Clique para abrir o chat

Rua Vergueiro, 3558 - Sala 1206 Vila Mariana - 04102-001 Agendamento: (11) 96141-1000 contato@dranaira.com.br
Agendamento: (11) 96141-1000
Rua Vergueiro, 3558 - Sala 1206 Vila Mariana - 04102-001 Agendamento: (11) 96141-1000 contato@dranaira.com.br